segunda-feira, 30 de maio de 2011

PROJETO SEXUALIDADE

A orientação sexual é um trabalho extremamente importante, pois se percebe a necessidade que os adolescente têm de orientação e educação sexual. A escola, bem como a família, deveriam ser as instituições responsáveis por essa orientação e educação, mas infelizmente isso não acontece, pois muitas vezes não se sentem preparados. Dessa forma, os jovens, em maioria, buscam essas orientações em fontes que podem não ser seguras, baseada nas experiências de “amigos”.
Diante dessa realidade e dessa necessidade a escola assumi a responsabilidade de trabalhar este projeto “Sexualidade: a Adolescência de ontem e hoje,  envolvendo sexualidade, as doenças sexualmente transmissíveis, e a gravidez na adolescência, sendo direcionado para os alunos desta instituição de Ensino Fundamental 9º ano e Ensino Médio 1º e 2º ano,  que encontram-se na faixa etária de 13 aos 17 anos de idade, considerada adolescência, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, e que foi critério de inclusão dos adolescentes para este projeto..
A adolescência é uma fase marcante do desenvolvimento humano, talvez definitiva para a formação da personalidade, com limites imprecisos, que tem sido pesquisada e descrita por inúmeros autores. Segundo Silva; período passível de conflitos e crises, porém um período de busca de liberdade.
Assim sendo, iniciamos no início de março e fizemos uma finalização” dia 27 de maio, transformando a escola em um espaço de palestras, ministradas por alguns amigos da escola:
Manhã dois blocos:   
1º - Dra Lana,  2º- Profº Acácio Bonfim
Dra. Lana
Prof. Acácio Bonfim

Tarde o 3º bloco                                     3- Profº Acácio Bonfim
Noite o 4º bloco - Dr. Soares

O trabalho foi baseado mais especificamente nesses subtemas:1º que trata da sexualidade como sendo o instinto sexual  que, desde os insetos ao ser humano, aparece de uma maneira extremamente forte, levando a certos comportamentos que  só se justificam biologicamente porque tornam possível algo fundamental à vida: a propagação da espécie.
2º  as doenças sexualmente transmissíveis que desde sempre afetaram a Humanidade.
Frequentemente causadoras de epidemias mais ou menos graves, responsáveis por muitas mortes, as doenças sexualmente transmissíveis foram e são também fator determinante de doenças crônicas de vários sectores do organismo, de infertilidade, impotência e frigidez.
E por fim existem muitas opções para se proteger de uma gravidez indesejada  e das doenças sexualmente transmissíveis, que são os vários preservativos, contraceptivos os quais a escola fez durante esse período do trabalho com o projeto estudo sobre as várias opções existentes no  sentido de o adolescente possa dispor de uma informação o mais completa possível, a fim de que possa decidir em função da sua situação particular e necessidades individuais.
Em conclusão o  tema Sexualidade na Escola, talvez seja um dos mais polêmicos e de maior dificuldade para ser tratado. Por esta razão decidimos  abordá-lo da maneira menos preconceituosa possível. Procuramos ser objetivos e breves, com a consciência de que essa temática não deve ser finalizada com um projeto, pois a todo e qualquer momento ela surge cobrando de nós educadores sabedoria para abordá-lo.

Galeria de Fotos                                                                                                    
   Laudeci
Coordenadora

Laboratório de Ciências



            O Laboratório de Ciências da E.E.F.M. Lourenço Filho trabalha no sentido de aproximar a teoria da prática no âmbito das Ciências. Nesse primeiro trimestre do ano 2011, todas as turmas do 9° ao 3° ano do Ensino Médio tiveram a sua participação laboratorial.
            Inicialmente, as turmas do 9° (A,B e C) e 1° ano (A, B, C, D e E) participaram da aula inaugural onde foi feito o reconhecimento do espaço físico, equipamentos com suas utilidades, além do conhecimento das normas de segurança no trabalho.
            Em relação aos conteúdos práticos, tivemos separação de misturas, reações químicas, lei da conservação da massa com as turmas de 1° ano; concentração comum e titulação com as turmas de 2° ano; este último, também com as turmas de 3°ano, assim como óxido-redução, dentre outros.
            A maioria das práticas citadas foram realizadas pelos alunos, que, em equipes, realizaram, obtendo uma das notas avaliativas para o primeiro bimestre do corrente ano-2011.

Prof. Lourival












terça-feira, 24 de maio de 2011

Dengue

Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o país. Diante disso, a E.E.F.M.LOURENÇO FILHO em parceria com a 13ª CREDE, sentiu a necessidade de realizar um projeto com o objetivo de conscientizar os alunos no combate à doença para que a partir de então, eles se mobilizassem e, consequentemente, transmitissem essa mobilização a outras pessoas.
Tendo em vista essa epidemia, este projeto foi elaborado por sentirmos a necessidade de desenvolver de forma mais intensa, num determinado período, atividades de prevenção à doença, através da conscientização da população e ações que eliminem locais propícios à proliferação do mosquito causador da dengue.
            Nosso objetivo maior esteve centrado em trabalhar junto a comunidade escolar, visando sua conscientização quanto a importância de prevenir a dengue, já que esta é uma doença grave e que vem causando muitas mortes.
            O projeto, na escola,  iniciou no dia 17/03/2011, através de estudo de textos que trouxeram reflexão e maior conhecimento sobre o assunto, além da transmissão de vídeos educativos , tendo como objetivo sensibilizar professores e alunos  sobre o referido problema.
            Dando continuidade ao projeto, dia 23/03/2011 houve uma capacitação aos alunos, oferecida   por agentes de endemias da cidade para que a partir de então, fosse viabilizado o trabalho de campo com alunos nos bairros a fim de conscientizar e combater os focos do mosquito transmissor da dengue.


Neste mesmo período de tempo, aconteceu  através da Secretaria Municipal de Saúde, a Gincana ECOPET que tinha por tarefa única, a arrecadação de garrafas pet's. Nossa escola, portanto, não deixou de participar. Nosso envolvimento   foi total, sendo que alunos, professores, funcionários e os demais integrantes da escola, engajaram-se com muita dedicação e garra a essa tarefa belíssima. Dia 28/03/2011, reuniram-se na Praça da Matriz da cidade, todas as escolas participantes da gincana para a divulgação e premiação da escola vencedora deste evento que surtiu um efeito de conscientização imenso, pois podemos comprovar a enorme quantidade de garrafas retiradas do meio ambiente e que se destinaram à fábrica de vassouras da cidade. Antes de tudo, quem saiu vencedora, foi a própria população que pôde agradecer pela quantidade excessiva de lixo a menos nas ruas da cidade. Dado o resultado, comprovamos que a consciência ecológica dos nossos alunos tem sido positiva, pois no total, podemos arrecadar aproximadamente 27.000 garrafas, sendo portanto, a escola que obteve o 1° lugar desta acirrada disputa educativa. 


            E não parou por aí, nas salas de aula, nossos professores deram continuidade ao trabalho através de confecção de cartazes informativos, produção de poesias e paródias, dentre outras metodologias, sendo que dia 30-03-2011, saímos às ruas da cidade em manifestação contra a doença. Na ocasião desta passeata, foram distribuídos à população, panfletos informativos, além de terem sido realizadas entrevistas para coleta e análise de dados sobre a quantidade de casos da doença no município.




            Todo esse trabalho desenvolvido durante essa campanha, utilizamos toda nossa força de trabalho no desenvolvimento de atividades voltadas para o esclarecimento de como ocorre e se prolifera esse mosquito, os cuidados que devemos ter para não contrair a dengue, como tratar e evitar essa doença, resultando, portanto, na conscientização propícia a uma vida mais saudável.
 

Galeria de Fotos  


Profª   Dâmares         
PCA de Linguagens e Códigos




COLETIVOS

   Várias são as ações realizadas nos últimos anos para melhorar a educação básica
no país, como a implementação da LDB/96, das Diretrizes Curriculares Nacionais
(DCN) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais(PCN), que vêm propondo e
legitimando novas atividades no campo educacional, com certo destaque à organização
curricular  .
    Para o pensar e o fazer pedagógico ter um espaço onde fosse possível discutir 
e refletir  as ações realizadas adquiriu-se por direito um pequeno espaço 
dentro da programação pedagógica, nomeada de coletivo de professores. 
Esse momento ocorre de acordo com a realidade e agenda de cada unidade 
escolar com o intuito maior de análise e de estudo das problemáticas 
existentes e das possíveis soluções assim como também para  formação do corpo docente.
 Mas...   nem tudo acontece como é previsto, pois temos uma realidade muito conflituosa
que muitas vezes inviabiliza nossas metas. O nosso professor tem uma carga horária enorme
de no mínimo na maioria das vezes de 300 horas em diferentes escolas, ou seja, na hora 
atividade estipulada na escola x, o profissional se lota em outra escola para possibilitar 
o cumprimento da carga horária assumida.
             Diferentemente do que é sonhado para uma boa educação que seria os professores    
permanecem na escola em jornada integral, pois os professores estão correndo de uma 
escola à outra, procurando complementar um salário aviltante... assim sendo é difícil 
acontecer quorum para a efetivação no verdadeiro sentido da proposta. QUE PENA!!!
      
Laudeci                            
Coordenadora Escolar                

PLANEJAMENTOS MENSAIS

O ato de planejar faz parte da história do ser humano, pois o desejo de transformar sonhos em realidade objetiva é uma preocupação marcante de toda pessoa. Em nosso dia-a-dia, sempre estamos enfrentando situações que necessitam de planejamento, mas nem sempre as nossas atividades diárias são delineadas em etapas concretas da ação, uma vez que já pertencem ao contexto de nossa rotina. Entretanto, para a realização de atividades que não estão inseridas em nosso cotidiano, usamos os processos racionais para alcançar o que desejamos.

 As ideias que envolvem o planejamento são amplamente discutidas nos dias atuais, mas um dos complicadores para o exercício da prática de planejar parece ser a compreensão de conceitos e o uso adequado dos mesmos.  planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações (PADILHA, 2001)

É nessa linha de pensamento que essa unidade escolar tenta se organizar mensalmente a cada 1º sábado de cada mês utilizando dos experimentos vivenciados como parâmetros para redimensionar nosso trabalho  do mês seguinte, baseados nos Referenciais Curriculares Básicos, nos Boletins do SPAECE e nas avaliações internas parciais e periódicas. 

segunda-feira, 23 de maio de 2011

RUMO A UNIVERSIDADE

Grande conquista... a EEFM Lourenço Filho, tinha a necessidade de montar um pré-vestibular. Em 2010, essa unidade escolar montou um projeto que funcionava aos sábados o dia inteiro, a escola fornecia almoço para os alunos e acontecia com a ajuda dos amigos da escola, a cada sábado tínhamos que convidar um grupo para ministrar as aulas.
Em 2011, conseguimos através da 13ª CREDE /SEDUC, uma sala do projeto Rumo a Universidade. A mesma teve início dia 09/04, no auditório da escola. A aula inaugural do Projeto “Rumo à Universidade”. Estiveram presentes a Professora Kátia Cilene (diretora da escola) e grupo de professores.
O projeto “Rumo à Universidade” é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará através da SEDUC, que oferece aos alunos de baixa renda, matriculados nas escolas da rede estadual de ensino e egressos, aulas semanais gratuitas elaboradas a partir das matrizes de referências dos processos seletivos adotados pelas universidades, com ênfase no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Fonte: Laudeci


  

A participação da família e da escola na educação da criança.
A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.
Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos. Alguns critérios devem ser considerados como prioridade para ambas as partes. Como sugestões seguem abaixo alguns deles:

Família

• Selecionar a escola baseado em critérios que lhe garanta a confiança da forma como a escola procede diante de situações importantes;
• Dialogar com o filho o conteúdo que está vivenciando na escola;
• Cumprir as regras estabelecidas pela escola de forma consciente e espontânea;
• Deixar o filho a resolver por si só determinados problemas que venham a surgir no ambiente escolar, em especial na questão de socialização;
• Valorizar o contato com a escola, principalmente nas reuniões e entrega de resultados, podendo se informar das dificuldades apresentadas pelo seu filho, bem como seu desempenho.

Escola

• Cumprir a proposta pedagógica apresentada para os pais, sendo coerente nos procedimentos e atitudes do dia-a-dia;
• Propiciar ao aluno liberdade para manifestar-se na comunidade escolar, de forma que seja considerado como elemento principal do processo educativo;
• Receber os pais com prazer, marcando reuniões periódicas, esclarecendo o desempenho do aluno e principalmente exercendo o papel de orientadora mediante as possíveis situações que possam vir a necessitar de ajuda;
• Abrir as portas da escola para os pais, fazendo com que eles se sintam à vontade para participar de atividades culturais, esportivas, entre outras que a escola oferecer, aproximando o contato entre família-escola;
• É de extrema importância que a escola mantenha professores e recursos atualizados, propiciando uma boa administração de forma que ofereça um ensino de qualidade para seus alunos.

A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Portanto, pais e educadores necessitam ser grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano.
Pensando nisso, a E.E.F.M. Lourenço Filho, na tentativa de fortalecer essa parceria, realizou no dia 30/04 o Dia da família na Escola, com atividades diversificadas regadas com  uma deliciosa feijoada.
Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola



        REUNIÃO DE PAIS E MESTRES
A reunião de pais e mestres não é um mero evento protocolar, que a escola organiza com o objetivo de dar algumas satisfações aos pais. O objetivo das reuniões é compartilhar interesses e missões tendo em vista os benefícios para o aluno.
Compartilhar é mesmo a palavra quando se fala nessas reuniões. Afinal, a relação entre a escola e os pais deve ser de parceria. As reuniões têm um grande poder de aproximar famílias e escolas. "Os pais recebem orientações, esclarecem dúvidas e, assim, estabelecem uma relação de confiança e cooperação com os professores." 




                DIA DAS MÃES
A data surgiu em virtude do sofrimento de uma americana que, após perder a mãe, passou por um processo depressivo. As amigas mais próximas de Anna M. Jarvis, para livrá-la de tal sofrimento, fizeram uma homenagem para sua mãe, que havia trabalhado na guerra civil do país. A festa fez tanto sucesso que em 1914, o presidente Thomas Woodrow Wilson oficializou a data, e a comemoração se difundiu pelo mundo afora.
No Brasil, assim como nos Estados Unidos, Japão, Turquia e Itália, a data é comemorada no segundo domingo de maio. Aqui, a data foi instituída pela associação cristã de moços, em maio de 1918, sendo oficializada pelo presidente Getúlio Vargas, no ano de 1932.
Mãe é a mulher que gera e dá à luz um filho, mas também pode ser aquela que cria um ente querido como se fosse sua geradora, dando-lhe carinho e proteção.
A presença da mãe é responsável pela formação não só mental e psicológica como comportamental das crianças. É a presença da mãe que estimula a criança a interagir com outras pessoas e a se socializar. Um exemplo claro de como a figura materna é importante está até expresso em um velho ditado: “Mãe só tem uma”. Isso porque o convívio com a mãe é tão fundamental que transcende até mesmo a presença do pai. Sua presença simboliza a continuidade da proteção do útero.
Mãe: Palavra pequena, mas com um significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação, renúncia a si própria, força e sabedoria. Ser mãe não é só dar a luz e sim, participar da vida dos seus frutos gerados ou criados. Obrigado por termos você.

Não poderíamos terminar esta homenagem, sem antes falarmos das avós. Chamadas de "segundas mães", muitas delas por infinitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos. Com sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.






A E.E.F.M. Lourenço Filho não poderia deixar de homenagear esse “SER” tão especial em nossas vidas, no dia 30/05 comemoração essa data tão especial, com brinacadeiras, premiações, som ao vivo e uma gostosa feijoada.




 Profª Erica        
PCA Ciências Humanas