terça-feira, 24 de maio de 2011

COLETIVOS

   Várias são as ações realizadas nos últimos anos para melhorar a educação básica
no país, como a implementação da LDB/96, das Diretrizes Curriculares Nacionais
(DCN) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais(PCN), que vêm propondo e
legitimando novas atividades no campo educacional, com certo destaque à organização
curricular  .
    Para o pensar e o fazer pedagógico ter um espaço onde fosse possível discutir 
e refletir  as ações realizadas adquiriu-se por direito um pequeno espaço 
dentro da programação pedagógica, nomeada de coletivo de professores. 
Esse momento ocorre de acordo com a realidade e agenda de cada unidade 
escolar com o intuito maior de análise e de estudo das problemáticas 
existentes e das possíveis soluções assim como também para  formação do corpo docente.
 Mas...   nem tudo acontece como é previsto, pois temos uma realidade muito conflituosa
que muitas vezes inviabiliza nossas metas. O nosso professor tem uma carga horária enorme
de no mínimo na maioria das vezes de 300 horas em diferentes escolas, ou seja, na hora 
atividade estipulada na escola x, o profissional se lota em outra escola para possibilitar 
o cumprimento da carga horária assumida.
             Diferentemente do que é sonhado para uma boa educação que seria os professores    
permanecem na escola em jornada integral, pois os professores estão correndo de uma 
escola à outra, procurando complementar um salário aviltante... assim sendo é difícil 
acontecer quorum para a efetivação no verdadeiro sentido da proposta. QUE PENA!!!
      
Laudeci                            
Coordenadora Escolar                

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