Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o país. Diante disso, a E.E.F.M.LOURENÇO FILHO em parceria com a 13ª CREDE, sentiu a necessidade de realizar um projeto com o objetivo de conscientizar os alunos no combate à doença para que a partir de então, eles se mobilizassem e, consequentemente, transmitissem essa mobilização a outras pessoas.
Tendo em vista essa epidemia, este projeto foi elaborado por sentirmos a necessidade de desenvolver de forma mais intensa, num determinado período, atividades de prevenção à doença, através da conscientização da população e ações que eliminem locais propícios à proliferação do mosquito causador da dengue.
Nosso objetivo maior esteve centrado em trabalhar junto a comunidade escolar, visando sua conscientização quanto a importância de prevenir a dengue, já que esta é uma doença grave e que vem causando muitas mortes.
O projeto, na escola, iniciou no dia 17/03/2011, através de estudo de textos que trouxeram reflexão e maior conhecimento sobre o assunto, além da transmissão de vídeos educativos , tendo como objetivo sensibilizar professores e alunos sobre o referido problema.
Dando continuidade ao projeto, dia 23/03/2011 houve uma capacitação aos alunos, oferecida por agentes de endemias da cidade para que a partir de então, fosse viabilizado o trabalho de campo com alunos nos bairros a fim de conscientizar e combater os focos do mosquito transmissor da dengue.
Neste mesmo período de tempo, aconteceu através da Secretaria Municipal de Saúde, a Gincana ECOPET que tinha por tarefa única, a arrecadação de garrafas pet's. Nossa escola, portanto, não deixou de participar. Nosso envolvimento foi total, sendo que alunos, professores, funcionários e os demais integrantes da escola, engajaram-se com muita dedicação e garra a essa tarefa belíssima. Dia 28/03/2011, reuniram-se na Praça da Matriz da cidade, todas as escolas participantes da gincana para a divulgação e premiação da escola vencedora deste evento que surtiu um efeito de conscientização imenso, pois podemos comprovar a enorme quantidade de garrafas retiradas do meio ambiente e que se destinaram à fábrica de vassouras da cidade. Antes de tudo, quem saiu vencedora, foi a própria população que pôde agradecer pela quantidade excessiva de lixo a menos nas ruas da cidade. Dado o resultado, comprovamos que a consciência ecológica dos nossos alunos tem sido positiva, pois no total, podemos arrecadar aproximadamente 27.000 garrafas, sendo portanto, a escola que obteve o 1° lugar desta acirrada disputa educativa.
E não parou por aí, nas salas de aula, nossos professores deram continuidade ao trabalho através de confecção de cartazes informativos, produção de poesias e paródias, dentre outras metodologias, sendo que dia 30-03-2011, saímos às ruas da cidade em manifestação contra a doença. Na ocasião desta passeata, foram distribuídos à população, panfletos informativos, além de terem sido realizadas entrevistas para coleta e análise de dados sobre a quantidade de casos da doença no município.
Todo esse trabalho desenvolvido durante essa campanha, utilizamos toda nossa força de trabalho no desenvolvimento de atividades voltadas para o esclarecimento de como ocorre e se prolifera esse mosquito, os cuidados que devemos ter para não contrair a dengue, como tratar e evitar essa doença, resultando, portanto, na conscientização propícia a uma vida mais saudável.
Galeria de Fotos
Galeria de Fotos
Profª Dâmares
PCA de Linguagens e Códigos
Nenhum comentário:
Postar um comentário