Análise do filme: “Crash, no Limite” – de Paul Haggis.


1.Tema: A convivência humana – Relações étnico-raciais
Leia o fragmento de texto:

“A situação de exclusão de muitas minorias geralmente se origina da avaliação negativa que os grupos dominantes da maioria fazem delas, da sua discriminação e segregação”.
Em Crash, no Limite, os protagonistas caracterizam tipos
bidimensionais que carregam consigo a intransigência impregnada em cada um de nós, bem como o caráter humano de seus atos, sejam eles expressados de maneiras distintas ou não, qualquer que seja a classe social que cada um represente. E essa variedade étnica compreende os mais diversos tipos, que vão desde ladrões de carros, simples comerciantes, juiz de direito, investigadores e policiais, diretores de cinema e donas-de-casa insuportáveis, misturando afro-americanos, brancos, latinos e asiáticos. Eleja uma das cenas do filme em que evidencia um tipo de comportamento discriminatório por parte de um desses grupos e teça comentários.

2.
A Reprodução do Racismo

A discriminação é o
resultado final do preconceito e da intolerância. Uma prática humilhante, antiética. Uma pessoa é discriminada em razão de alguma característica própria, seja de raça, condição financeira, de crenças ou opiniões. No filme, observam-se algumas cenas que ilustram esse tipo de situação.

• Cena em que o assessor do promotor público conversa com o investigador policial negro, sobre a sua trajetória profissional.

“ ─ Malditos negros.
─ O que você disse?
─ Quero dizer, sei de todas as razões sociológicas..para que os negros sejam presos 8 vezes mais do que os brancos. Escolas ruins, falta de oportunidade... preconceitos no sistema judicial, essas coisas todas. Mas ainda assim, os negros se tornam pessoas intuitivas. Eles estão sempre metidos em encrenca.
(...)
─ Quem é você, o defensor dos brancos? Estamos falando de um branco que atirou em três negros. E você questiona se estamos sendo justos com ele? Sabe, talvez tenha razão. Talvez Lewis tenha merecido o que houve com ele. Ou, talvez, drogado ou não, ser um negro aqui... é o bastante para ser morto.”

• Outra cena: diálogo entre o dono da oficina mecânica e o ladrão de carros.

“─ Vou ficar com a van.
─ Estão acorrentados à van.
─ Então, fico com eles também.
─ Quer comprar estes chineses?
─ Não seja ignorante. São cambojanos ou tailandeses. Raças totalmente diferentes.
─ O que vai fazer com eles?
─ Vendê-los. O que você acha? Pago 500 por cabeça e você pode ficar com a van”.

Analisando o contexto em referência, que argumentos podem ser apresentados? O fato das pessoas serem de etnias diferentes, de assumirem posições sociais diferenciadas justifica tal discriminação? Que impressões essas cenas causaram ao grupo?
E na sua
realidade social (ambiente familiar, escolar, local onde mora) existe discriminação com o negro, com o migrante nordestino, com o indígena, com o “diferente”? Em caso afirmativo, que situações se assemelham com as cenas abordadas no filme?
(Por favor, não cite nomes; assim preservamos a identidade das pessoas).

3. Conflito social

“A discriminação racial apresenta semelhanças com o preconceito. Ou seja, ambos partem de ideias, sentimentos e atitudes negativas de um grupo contra outro. Esse tipo de comportamento agressivo nas relações entre as pessoas gera violência”.
Em muitas cidades do mundo vive-se um clima de guerra civil, com quadrilhas organizadas, gangues, narcotráfico internacional, sequestros, assaltos, chacinas etc.
A violência e a hostilidade tendem a se banalizar e a se generalizar. Esse comportamento é incentivado pelo individualismo da sociedade contemporânea e pela intolerância que levam as pessoas a não aceitar o “outro”, o “estranho”, o “diferente”.

No filme em análise, observa-se que árabes olham com desconfiança os negros, orientais ofendem hispânicos, brancos atentam violentamente contra os direitos civis de qualquer grupo étnico.
Com relação a esse tipo de violência, cite uma cena do filme.
Do ponto de vista
do grupo, o que tem provocado o aumento do individualismo no mundo de hoje? E, na nossa sociedade esse tipo de comportamento acontece entre os grupos sociais? No contexto social brasileiro, quem são as minorias majoritárias? Por quê?

4. Mito da Democracia Racial


“Desde suas primeiras constituições, o Brasil adota princípios constitucionais e legislações que proíbem a discriminação racial. A prática discriminatória não ofende somente a dignidade da pessoa humana, mas fere também uma das bases da democracia: o direito à igualdade.”
Mas, apesar da legislação brasileira proibir quaisquer manifestações de preconceito e discriminação racial, as desigualdades sociais entre brancos e negros ainda estão longe de terem sido superadas. Isso fica evidenciado nas estatísticas sobre a inserção do negro no mercado de trabalho e nas instituições educacionais de nosso país.

O grupo concorda ou discorda com o exposto acima? Justifique sua resposta.

Que medidas, na
opinião do grupo, deveriam ser tomadas para minimizar problemas dessa natureza na sociedade brasileira?

No Brasil, o preconceito racial nunca foi tão
ostensivo quanto nos Estados Unidos. Além disso, sempre foram comuns aqui as uniões inter-racionais, e a miscigenação da população é um fato que não se pode negar. Por essa razão, há quem afirme que no Brasil temos uma “democracia racial”. O que o grupo pensa a esse respeito?
5. Relação entre o filme e a Globalização
Baseado no que foi estudado no capítulo II- Globalização e no filme assistido, até que ponto o processo da Globalização alterou nossa maneira de agir, comunicar e apresente como o fenômeno da globalização provocou a alteração dos valores pregados em nossa sociedade.
OBS.: CADA DUPLA DEVERÁ OBRIGATORIAMENTE POSTAR COMENTÁRIOS SOBRE O FILME E A RELAÇÃO ENTRE A GLOBALIZAÇÃO NO BLOG DA ESCOLA COMO COMPLEMENTO DA NOTA. ESTARÁ ABERTO PARA AS POSTAGENS A PARTIR DO DIA 10/05. 

BOA ANÁLISE E PRODUÇÃO!
PROFª ÉRICA           

19 comentários:

  1. Hoje em dia,estamos tão acostumados com a globalização com a tecnologia que estamos fazendo parte disso todo dia toda hora e mal percebemos o quanto estamos infiltrados nisso.
    Em meio a sociedade o modo de agir de muitos é diferente,passar por dificuldades por ter cor diferente ou classe social,se tornou parte do dia-a-dia muitas pessoas.Enquanto uns tem mais, outros tem menos.
    Muitos tentam mudar o mundo criando campanhas,projetos,mais são poucas as pessoas que tem boas ações.
    Nomes:Camila e Juliana
    Nº10 e 31
    2ºAno "A"

    ResponderExcluir
  2. A globalização ela é a consequência do avanço tecnologico, especialmente da modernização dos sistemas de transportes e telecomunicaçoes,que promoveu a aceleração de diversos fluxos: informaçoes, capitais, mercadorias e pessoas. A globalizaçao é a continuidade do longo processo historico de mundializaçao capitalista, que vem desde o inicio da expansão maritima europeia. Pode-se dizer entao, que a globalizaçao é o nome que se da a atual fase da mundializaçao capitalista. A globalização é um fenomeno multidimensional apresenta uma faceta economica, a mais evidente e perceptiva, mas tambem possui outras dimensões: social, cultural,politica etc... isso inclui o filme junto a globalização!!!
    JANIELLE FIAMA & ILANNA RODRIGUES (2°ANO"A").

    ResponderExcluir
  3. O processo da globalização está trazendo profundas transformações para as sociedades conteporâneas.O acelerado crescimento tecnolóico e cultural, principalmente na área da comunicação caracteriza uma nova etapa do capitalismo,contraditório por exelência,que coloca novos desafios para o homem nesse final do século.Cultura,estado,mundo do tabalho,educção,etc.Sofrem as influências de uma nova paradigma,devendo-se adequrem ao mesmo.Neste novo paradigma,auotnomia é privilégiada,tornou-se necessidade para a vida numa sociedade destradicionalizada e reflexiva.No mundo do trabalho autonomia e diferança que marca a mudança do prédominio do fordismo para o poś-fordismo.

    Allyson Vieira 2° ANO (A) N° 01
    Maycon Douglas 2° ANO (A) N° 32

    ResponderExcluir
  4. o que gerou a globalização foi o fato que as pessoas se voltaram para o capitalismo e o consumismo e esqueceram seus valores moraes,pois passaram a julgar uns aos outros por conta de sua cor e estabilidade social ignorando que todos temos os mesmos direitos.
    A concorrência de empregos gerou conflitos entre as pessoas pois os grandes empresarios procuram pessoas "bem apresentaveis" e capacitadas assim acabam dispensando mais e empregando menos e é aí que vem a questão do preconceito.
    Hoje o ter supera o ser.
    GLEYVANY n18 WEDSOM n06 (2 ano 'A')

    ResponderExcluir
  5. A globalização causou várias mudanças na sociedade , hoje em dia nesse mundo completamente globalizado em que vivemos , as pessoas se procupam mais com o "TER" ,coisa matériais,o fato de querer sempre mais e melhor ,assim os valores do "SER",dos sentimentos acima de tudo , ajudar o proximo vão ficando para trás , como dizem : "ULTRAPASSADOS ".Vivemos em uma sociedade que é cada um por si e Deus por todos , a devida importância só é dada a sua própia vida . O filme Crash , no limite nos repassou que juntamente com a globalização surgiu a desigualdade social, racial e também extrema violência ,e as pessoas na sociedade eternamente buscam serem os melhores , os mais qualificados com o maior salário ,o melhor transporte ,a melhor moradia ... Porém o que é melhor hoje ,amanhã não é mais , as coisas vão ficando ultrapassadas e perdendo seus valores com o passar do tempo é isso que podemos chamar de globalização.

    Amanda Quaresma e Caroline Alves . N° 02,11 . (2° "A" )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A globalização é um fenômeno multinacional, ela apresenta economia e também possui outra dimenções, social,cultural,politica etc.
      As tecnologias avançadas globalização como:telecomunicações,dos trasportes e do processamento de informações,graças aos satélites de comunicação informatica,internet etc.
      Com a globalizaçaõ nós ficamos mais comsumistas e ficamos mais dependentes das tecnologias,porque hoje nós não fazemos mais nada sem a tecnologia.Nós somos escravos das tecnologias avançandas.
      Hoje em dia tem muita violência,porque tem as difenças entre que tem dinheiro e que não tem (O TER SUPERA O SER) os ricos desvalorizam os pobres com isso vai gerando a desigualdade social e a violência cada vez mais aumentado.

      THÁTYLA TAYANE E THAIS ANANDA N°37,38 (2º "A")

      Excluir
  6. A Globalização é um fenomeno multidimensional. A disputa é grande por dinheiro, um quer ter mais que outro, o preconceito com quem tem menos faz com que aumente a violencia e o racismo. Hoje em dia a comunicação é mais constante, como telefones e computadores, as pessoas se entregam mais por conta disso, faz com que o lucro fique maior ainda por conta da Globalizaçao, a alteração ficou maior ainda com a utilização de carros e outros transportes, é isso o que a Globalização quer, mais lucros e mais vendas. O uso dos recursos da Globalização traz beneficios mais tambem maleficios para as pessoas que vivem numa sociedade. Com a Globalização as coisas começam e terminam do mesmo jeito, gerando sempre preconceito, racismo e violencia.

    Vanessa Soares Nº39, Daiana Nº13(2º "A")

    ResponderExcluir
  7. o processo da globalizaçao teve um desenvolvimento muito grande daquela epoca até hoje, ela se evoluiu pelo mundo todo, embora tenha suas origens mais imediatas na expansão economicas ocorrida após a segunda guerra, a globalização e um avanço tecnológico, ela começou a ser utilizada nos anos de 1980 para se desenvolver no mundo, trazendo varios tipos de telecomunicaçães, essas marcas são vistas em todo o mundo;GOOGLE,INTEL,NOKIA,SONY,ETC..
    são as marcas da globalização,e assim estamos utilizando algumas delas para trazer mais facilidades para a nossa sociedade.
    NOME:VERLANIA 40
    SERIE:2º A
    TURNO:MANHÃ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com os avanços da globalização no mundo as pessoas deixaram de dar valor as coisas belas da vida e passaram a valorizar os bens materiais não ligam mais para nada so para o dinheiro so estão querendo roupas de marca roupas cada vez mais caras sapatos luxuosos e a cada vez mais pensam em crescer na vida social e pararam de dar valor as pessoas da familia deixaram de dar amor,carinho aos filhos e so querem dinheiro muitas vezes por conta dessa ganância todas estar acontecendo tantas mortes no mundo em que estamos as pessoas não estão mais se comunicando como era pra ser estão se vendo mais pouco agora nem precisa mais sair de casa que tem um celular para se comunicar a internet que ficou mais fácil mais ai as pessoas fazem amizade com pessoas que nunca viram na vida e acabam se dando mal porque são amizades falsas e em vez de fazer amizades verdadeiras muitas vezes as pessoas fingem em ser o que não são e acabamos se dando mal com isso hoje em dia ter supera o ser.
      (Samila e Sara 2° ano "A")

      Excluir
    2. A globalização vem a cada dia alterando e criando profundos avanços para a humanidade. Ela é consequência do avanço tecnológico, especialmente da modernização dos sistemas de transportes e telecomunicações, que promoveu a aceleração de diversos fluxos tais como; informações, capitais, mercadorias e pessoas.
      WELLISON 25 2° 'A'
      HENRIQUE 14 2° 'A'

      Excluir
    3. A globalização e a continuação do processo capitalista.A globalização alterou vários modo de agir, pois muitas pessoas está cada vez mais pensando em modas ditadas pelos famosos pois cai na midia e os jovens consumistas copiam.Essa moda e ditada pela midia.E também no modo de nossas culturas pois o capitalismo vem cada dia visando o lucro de qualquer forma mesmo que for preciso passar por cima dos outros.Antes para produzir algo demoraria vários dias hoje com o avanço da globalização e questão de minutos.Antigamente o mundo era grande de mais com o avanço da tecnologia o mundo está cada vez menor.

      BRUNO GOMES N:08 ELIAS BASILIO N:12 2 ANO "A"

      Excluir
  8. A globalização mudou nosso modo de agir e de pensar nosso mundo a cada dia vem aumentando o avanço tecnológico e nosso mundo fica cada vez mais globalizado.Hoje em dia aumentou a tecnologia,o nosso mundo esta muito moderno,com os sistemas de telecomunicações e os meios de trasportes e também promoveu o aceleração de diverso fluxo:informacoes mercadorias e pessoas.
    As empresas aumentaram a produção e mais importante são os locais que estão dos valores da mercadorias assumidores e das melhores infraestrutura.Nos usamos muito coisas de avanços tecnológicos.
    As empresa querem pessoas mais qualificadas por seu caráter não pelo tem e a nossa sociedade esta cada vez mais avançando.

    Bruno Rodrigues nº9 2°ano A
    Matheus Antero nº5

    ResponderExcluir
  9. a globalizaçao hoje vem almentando a cada dia que passa o mundo esta mais mudado co os novos avanços tecnologicos.e nesse filme nos mostra a refleti como o mundo esta hoje em dia cada dia que passa os valores materias esta ganhado mais lugares na nossa sociedade.
    nossa sociedade esta muto mais voltada pra os bens materias.
    pelo fato de capitalimo hoje em dia esta crescendo muito mais a globalizaçao vai almentado!
    Danielly:30
    Bruna:27
    2ºano 'a'

    ResponderExcluir
  10. A globalização uma das fases do capitalista tudo gira em torno do dinheiro, do sucesso. Enquanto alguns estão bem na vida com tudo bebendo vestindo de bome do melhor, outros estão passando fome e alguns sem ter onde morar. O mundo hoje está totalmente mais avançado com as tecnologias cada dia que passa vao surgindo mais avanços, é impressionante.

    Mª Danielly nº 30
    Mª Bruna nº 27

    ResponderExcluir
  11. Gobalização é um conjunto de mudanças que estão ocorrendo em nível mundial na esfera econõmica, financeira, comercial, social, cultural e nos sistemas produtivos, intensificando a inter-relação dos países e dos povos.
    Com a globalização, houve, um crescimento do comércio mundial, e está ocorrendo uma concentração de riquezas, mas os países ricos ficam mais ricos e os pobres mais pobres, porque os países pobres não tem conseguido exportar seus produtos agrícolas para os países ricos, com isso, os resultados do crescimento econômico e a crise da econômia capitalista são horrorosos para eles. Os custos de globalização para os países pobres são muito altos, pois ela tem diminuído o valor da mão-de-obra e causado um desenprego muito grande.
    Tudo isto aumentou com a globalização podemos também constatar que quem sofre mais om a globalização as os países economicamente mais frágeis porque não tem capacidade para fazer frente a concorrência dos produtos dos pises com maior capacidade econômica, produtos estes que são inclusive produzidos em países onde a Mao-de-obra e mais barata
    MATHEUS TEIXEIRA Nº16
    HEVERTON LEITE Nº19

    ResponderExcluir
  12. A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.ROSA LARICE 2° 'A'

    ResponderExcluir
  13. O filme demonstra uma sociedade que convive com preconceitos, violencia de diversas formas, mais que de alguma maneira vive interligada. De uma mesma forma parece estar sempre indo ao mesmo rumo negros com preconceito, brancos com preconceito, corrupçao, mentiras enfim uma sociedade desigual movida pelo capitalismo a questao de que voce e o que tem. Uma sociedade facilmente corrompida pelo dinheiro.
    Ana Livia 2¤ A 03.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Escola Lourenço Filho Crateús
    Professora Érica, bom dia!

    Sou professora de Sociologia, atuo no Ensino Médio em uma escola do Distrito Federal.
    De antemão, apresento-lhes às minhas desculpas por externar a minha opinião neste espaço reservado ao público da Escola Lourenço Filho – Crateús.
    O que me leva a postar esse comentário em sua página, deve-se à minha surpresa e estarrecimento ao me deparar com uma atividade que elaborei para meus alunos e minhas alunas quando da ocasião também utilizava página na web para me comunicar com os jovens estudantes. Após seis anos, e , hoje navegando de ‘bobeira’ na web, deparo-me com esse roteiro para produção de texto e/ou promover o diálogo entre os estudantes a respeito da temática etnicorracial que propusemos ao debate.

    Lamento, profundamente, um profissional da educação se apropriar de ‘atividades’ e de produção de outros colegas sem citar a quem de direito, qual seja, a fonte. O referido roteiro (até o numeral 4) é de minha autoria. A omissão da autoria caracteriza-se em plágio, do meu ponto de vista. A senhora poderia, sem problemas, ter utilizado esta atividade (eu teria me sentido lisonjeada pela escolha), desde que tivesse apresentado atitudes de bom senso e de ética. Além do contido nos princípios éticos que regem os normativos em nosso país, bem assim na educação ainda se utiliza as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para trabalhos escolares e/ou acadêmicos.

    Penso que, como profissionais da educação devemos trilhar o caminho da ética, do compromisso com a formação dos outros sujeitos (nossos alunos/nossas alunas), dos princípios de igualdade de direito, qual seja, o de reconhecimento do outro, de suas produções individuais, do respeito ao outro, da dignidade que se propõe quando se abraça o magistério.

    Despeço-me com o desejo que esse tipo de atitude jamais se repita.
    Obrigada.
    Professora Dora Sampaio

    ResponderExcluir