A orientação sexual é um trabalho extremamente importante, pois se percebe a necessidade que os adolescente têm de orientação e educação sexual. A escola, bem como a família, deveriam ser as instituições responsáveis por essa orientação e educação, mas infelizmente isso não acontece, pois muitas vezes não se sentem preparados. Dessa forma, os jovens, em maioria, buscam essas orientações em fontes que podem não ser seguras, baseada nas experiências de “amigos”.
Diante dessa realidade e dessa necessidade a escola assumi a responsabilidade de trabalhar este projeto “Sexualidade: a Adolescência de ontem e hoje, envolvendo sexualidade, as doenças sexualmente transmissíveis, e a gravidez na adolescência, sendo direcionado para os alunos desta instituição de Ensino Fundamental 9º ano e Ensino Médio 1º e 2º ano, que encontram-se na faixa etária de 13 aos 17 anos de idade, considerada adolescência, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, e que foi critério de inclusão dos adolescentes para este projeto..
A adolescência é uma fase marcante do desenvolvimento humano, talvez definitiva para a formação da personalidade, com limites imprecisos, que tem sido pesquisada e descrita por inúmeros autores. Segundo Silva; período passível de conflitos e crises, porém um período de busca de liberdade.
Assim sendo, iniciamos no início de março e fizemos uma finalização” dia 27 de maio, transformando a escola em um espaço de palestras, ministradas por alguns amigos da escola:
Manhã dois blocos:
1º - Dra Lana, 2º- Profº Acácio Bonfim
1º - Dra Lana, 2º- Profº Acácio Bonfim
Dra. Lana |
Prof. Acácio Bonfim |
Tarde o 3º bloco 3- Profº Acácio Bonfim
Noite o 4º bloco - Dr. Soares
O trabalho foi baseado mais especificamente nesses subtemas:1º que trata da sexualidade como sendo o instinto sexual que, desde os insetos ao ser humano, aparece de uma maneira extremamente forte, levando a certos comportamentos que só se justificam biologicamente porque tornam possível algo fundamental à vida: a propagação da espécie.
2º as doenças sexualmente transmissíveis que desde sempre afetaram a Humanidade.
Frequentemente causadoras de epidemias mais ou menos graves, responsáveis por muitas mortes, as doenças sexualmente transmissíveis foram e são também fator determinante de doenças crônicas de vários sectores do organismo, de infertilidade, impotência e frigidez.
Frequentemente causadoras de epidemias mais ou menos graves, responsáveis por muitas mortes, as doenças sexualmente transmissíveis foram e são também fator determinante de doenças crônicas de vários sectores do organismo, de infertilidade, impotência e frigidez.
E por fim existem muitas opções para se proteger de uma gravidez indesejada e das doenças sexualmente transmissíveis, que são os vários preservativos, contraceptivos os quais a escola fez durante esse período do trabalho com o projeto estudo sobre as várias opções existentes no sentido de o adolescente possa dispor de uma informação o mais completa possível, a fim de que possa decidir em função da sua situação particular e necessidades individuais.
Em conclusão o tema Sexualidade na Escola, talvez seja um dos mais polêmicos e de maior dificuldade para ser tratado. Por esta razão decidimos abordá-lo da maneira menos preconceituosa possível. Procuramos ser objetivos e breves, com a consciência de que essa temática não deve ser finalizada com um projeto, pois a todo e qualquer momento ela surge cobrando de nós educadores sabedoria para abordá-lo.
Laudeci
Coordenadora
Nenhum comentário:
Postar um comentário